Dica #Enem: Brasil em Síntese

By on jul 2, 2014 in Enem, Vestibular | 0 comments

 A geografia e a geopolítica brasileira têm feito muito sucesso no Enem. Na prova de Ciência Humanas e suas Tecnologias sempre encontramos gráficos e estatísticas sobre população, território, economia, educação e por aí…

As “GEOs” andam tão popular que até nos temas das redações elas aparecerem. Quem lembra do ” movimento imigratório para o Brasil no século XXI”, tema em 2012?

Ficar atento às notícias já é dica velha – e importantíssima – para enriquecer o texto com uma boa dose de contextualização. A nova é o site Brasil em Síntese do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que traz um resumão dos dados nacionais em gráfico e mapas divididos em seções.

Imagina tua nota se para fundamentar um argumento sobre imigração você usasse dados sobre a população total ou densidade demográfica do país! Nesse site, tem esses dados e mais sobre educação, trabalho, habitação, agropecuária, indústria, comércio, serviços e contas nacionais. Tudo isso bem fácil de acessar e interpretar.

Dá uma olhada, anota algumas informações interessantes e começa a usá-las nos seus texto. Certeza que você também vai fazer muito sucesso no Enem!

Post a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>