Futuro tecnológico

By on jan 29, 2019 in Geral, Projetos pedagógicos | 0 comments

Cursos abordam noções básicas de programação e robótica com diversão e muito aprendizado

As crianças e adolescentes hoje convivem de maneira intensa com a tecnologia. Graças aos constantes avanços na área, novas profissões não param de surgir e é provável que muitos estudantes venham a trabalhar em empregos que ainda sequer existem. Pensando nisso, o Contato Maceió está promovendo uma série de cursos que mesclam diversão e aprendizado para que os alunos estejam preparados para o futuro.

Os cursos incluem conceitos físicos e matemáticos, visando estimular o raciocínio lógico e a criatividade. São ofertados para alunos do 6º ao 1º ano, acontecem semanalmente e têm duração de um ou dois semestres. Para facilitar a assimilação do conteúdo, as turmas são reduzidas, contam com cerca de dez alunos e, para participar, é preciso ser aprovado em uma seleção.

“Passaremos por uma transformação na educação no Brasil e é muito importante a implementação das novas tecnologias em sala de aula. Boa parte dos alunos que ingressam no Ensino Fundamental hoje possivelmente irá trabalhar em funções inéditas, como operadores de drones, engenheiros de inteligência artificial, especialistas em internet das coisas. É até difícil tentar adivinhar quais serão essas profissões. No entanto, nós temos que começar a prepará-los para essas tecnologias a partir de agora, formando pessoas curiosas, com um bom raciocínio lógico, autodidatas e capazes de se adaptar”, afirmou o professor de robótica Victor Lôbo.

CRIATIVIDADE

Uma dessas novas profissões está no radar de Luana Pugliesi, aluna do 8º ano que adora tecnologia e fez o curso de “Impressão e modelagem 3D”, o pontapé para saber modelar e imprimir objetos numa impressora 3D. A estudante já sabe programação básica e até criou um jogo no scratch, uma linguagem de programação visual que não exige conhecimento prévio de outras linguagens.

“Penso em ser designer de games e leio muitos livros do meu irmão, que também gosta do assunto. Achei o curso do colégio muito interessante e dinâmico! Na impressora 3D eu imprimi um polvo, um suporte de telefone de tartaruga e um marca página. Para que funcionasse, tive que resolver questões matemáticas e fazer vários cálculos para conferir se tudo cabia certinho, se o espaçamento funcionaria corretamente”, explicou animada.

Outros destaques são os cursos de “Arduino”, no qual os alunos aprendem a fazer automação residencial, e de “Scratch”, que ensina a criar jogos e é uma forma mais simples de entrar no universo da programação. De acordo com o professor Cleberson Machado, que também dá aulas de robótica, a parte mais legal dessas iniciativas é que estimulam a criação de projetos próprios, nos quais o aluno tem uma ideia e a desenvolve com auxílio dos professores.

“Os projetos acontecem com a realização de desafios em sala de aula e o estímulo à autonomia para que os estudantes saiam da caixinha e construam ideias originais. Assim surge a criatividade e, como abordamos matérias como física, matemática e química durante as aulas, eles acabam compreendendo ainda mais o conteúdo”, acrescentou Machado.

Sem dúvidas a codificação por computador se tornou uma habilidade valiosa. O aluno do 1º ano Marx Palmeira, sabe disso e participou do curso de “Programação Arduino avançada”. “O projeto foi muito bom, bem divertido e não só cobriu as bases da parte dos circuitos como também nos ensinou como a programação de Arduino funciona. Acredito que iniciativas que estimulam o interesse pela tecnologia são sempre bem-vindas, principalmente com o futuro se tornando cada vez mais tecnológico”, opinou.

A programação nada mais é que a linguagem usada para comunicar-se com o computador. Utilizando códigos específicos, essa linguagem é dotada de comandos e instruções com o objetivo de executar uma ação. Apoderando-se desse conhecimento, ao invés de serem apenas consumidores de tecnologias, os estudantes podem ser produtores e criadores ativos, desenvolvendo sozinhos programas, jogos e aplicativos.

“Estamos vivemos em uma era na qual a informação está na palma de nossas mãos por meio de um smartphone. Então, o que nós temos que ensinar aos alunos é como adquirir e utilizar de maneira correta essa informação”, concluiu Victor.

Conheça os cursos oferecidos pelo Contato Maceió:

PRÁTICAS MAKERS

Desenvolvimento de projetos makers. Os alunos do 6º ano aprendem a utilizar ferramentas, constroem objetos do cotidiano com as próprias mãos e passam a entender melhor como estes funcionam.

PROGRAMAÇÃO COM SCRATCH E APP INVENTOR

Introdução a algoritmos e linguagem de programação por linguagem de blocos, e criação de aplicativos para celular com o App Inventor para alunos do 7º ano.

INTRODUÇÃO À ELETRÔNICA COM ARDUINO

Conceitos básicos de física elétrica aplicados em práticas de circuitos eletrônicos com introdução aos seus principais componentes, além de uma breve introdução à plataforma Arduino para alunos do 9º ano.

PROGRAMAÇÃO COM ARDUINO AVANÇADA

Desenvolvimento de projetos avançados com a plataforma Arduino. Baseados nas noções de programação e eletrônica, os alunos do 1º ano desenvolvem projetos de automação residencial, manipuladores robóticos, IoT e etc.

ROBÓTICA COM MATERIAL LEGO

Noções de programação, desenvolvimento de habilidades manuais e soluções para situações adversas, estimulando o raciocínio lógico e a criatividade. Incentiva o aprendizado de matemática e física para alunos do 6º e 7º anos.

Texto da equipe Em Contexto Comunicação publicado na Revista Contato! Edição 2019.

Clique aqui para ver a Revista Completa

Post a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>