Na rede
Alunas investem em projetos próprios nas mídias sociais para desenvolver seus talentos
Em abril deste ano, o Instagram anunciou que havia atingido 700 milhões de usuários ativos na rede social. No YouTube, os usuários ao redor do mundo gastam 1 bilhão de horas por dia assistindo a vídeos publicados na plataforma, segundo divulgou recentemente o diretor de produto da rede, Neal Mohan, ao Wall Street Journal. Analistas projetam que o Facebook deve atingir a inédita marca de 2 bilhões de usuários ainda em 2017.
Os números expressivos seguem impactantes em outras diversas mídias sociais, como o Twitter, que no Brasil obteve o terceiro maior crescimento em número de usuários em 2016, de acordo com a diretora geral Fiamma Zarife.
Estes são somente alguns dos dados que revelam o fascínio do público pelas possibilidades oferecidas nas redes. Presentes no dia a dia de grande parte dos estudantes no país, eles utilizam os sites e aplicativos para ler, se informar, fazer trabalhos, mas não dispensam alguns bons minutos (ou horas) para bater papo, postar fotos e assistir a vídeos.
O acesso acontece principalmente por smartphones, como revela estudo da BrightEdge de 2017, concluindo que 57% do tráfego gerado por motores de busca, como Google, são provenientes de celulares e tablets.
Pensando no uso dessas ferramentas como um meio de aperfeiçoar habilidades pessoais e divulgar conteúdo, as alunas do Colégio Contato Eduarda Andrade, do 2º ano, e Beatriz Bittencourt, do 1º ano, criaram novos canais nas mídias sociais.
Com um blog, perfil no Instagram e agora um canal no YouTube, Eduarda discorre sobre sua maior paixão: História. Tudo começou com a criação do blog ‘Revisões da Duda’, dedicado exclusivamente a conteúdos relacionados à disciplina. “Quando entrei no Contato, já fazia revisões da matéria, porém eram revisões manuscritas e não consegui acompanhar o ritmo fazendo tudo à mão. Então, eis que tive a ideia de criar o blog e colocar tudo lá”, contou.
Já no Instagram, a estudante produz conteúdo sobre todas as matérias, divulgando resumos, dicas, livros etc. O YouTube é a empreitada mais recente, acabou de começar. “Esse projeto demorou muito para ficar pronto e pretendo fazê-lo com muito amor. Quero poder ajudar as pessoas com temas sobre História e outras disciplinas de Ciências Humanas, como Sociologia, Filosofia, Literatura e atualidades”, afirmou animada.
Os canais recebem interação frequentes de outros alunos, que se inspiram na rotina de estudos de Duda. “Acompanho as visitas do blog semanalmente e sempre me surpreendo com as estatísticas. O engajamento de colegas em publicações, tanto do Instagram quanto do blog, é algo muito constante e positivo, me faz ver que tem gente torcendo pelo meu crescimento”.
Este engajamento é incentivado pelo colégio, por meio de seus professores e meios de comunicação institucionais. De acordo com a aluna, essa é uma maneira de valorizar seu trabalho e dedicação na difusão de conhecimento.
Para Duda, o fato de que os resumos são feitos por estudantes auxilia no entendimento simplificado de diversos assuntos. “Esses canais, assim como a internet de um modo geral, também possibilitam acesso em qualquer lugar e a qualquer hora. Você não precisa estar sentado, rodeado de livros e cadernos para ter um estudo efetivo”, ensina.
Também com bastante desenvoltura em frente às câmeras, a estudante Bia Bittencourt escolheu focar no YouTube e já conta com 2,8 mil inscritos no canal homônimo, criado no início do ano. Sua meta para atingir mais pessoas é ambiciosa, porém possível. “Gostaria de chegar a 10 mil inscritos até o fim do ano!”, contou.
O canal da aluna não possui temas fixos, publicando conteúdos variados, como maquiagem, signos, itens de fã e música. Ela capricha na produção e edição de cada vídeo, incluindo trilha sonora e vinheta personalizada de abertura.
Até o momento, o vídeo mais acessado é o primeiro, no qual mostra e comenta suas escolhas de material escolar para o ano letivo. São mais de 70 mil visualizações e centenas de comentários. “Muita gente gosta”, revela satisfeita.
Bia explica que sempre teve facilidade para se comunicar e encontrou no YouTube uma maneira de se expressar, além de treinar suas habilidades em ferramentas digitais de foto e vídeo. “No início do ano ganhei uma câmera, foi quando comecei a fazer os vídeos. Já havia feito um curso de fotografia e agora estou aperfeiçoando as técnicas de edição de imagens”.
A aluna se inspira em youtubers populares no Brasil, como Nah Cardoso, Christian Figueiredo e Felipe Castanhari, entre outros, criadores de conteúdo variado sobre atualidades. “Acredito que vou fazer vestibular para a área de comunicação, gosto de publicidade, propaganda e jornalismo”, indicou.
Com o tempo livre dedicado às mídias de uma maneira criativa, as estudantes experimentam as possibilidades de alcance na internet com responsabilidade. “É uma forma de aprender e ensinar. Tudo tem seu momento!”, conclui Bia.
Texto da equipe Em Contexto Comunicação publicado na Revista Contato! Edição 2017.