Olhos no presente e no futuro

By on jun 5, 2018 in Geral, Projetos pedagógicos | 0 comments

Projeto Contato Consciente completa 10 anos unindo estudantes em ações que incentivam a sustentabilidade

Quando idealizou um projeto voltado à reciclagem, há dez anos, a professora de química do Colégio Contato, Marluce Barros, tinha como meta ensinar os alunos a respeitar o espaço dentro da própria escola. Naquela época, o problema era o descarte irregular de materiais: não se sabia o que era lixo e o que era um produto reutilizável.

Assim nasceu o projeto Reciclando Cidadão, que neste ano foi rebatizado, passando a se chamar Contato Consciente. A mudança teve relação direta com as ações desenvolvidas nesse período, ampliando o foco de atuação e abrangendo mais atividades educativas de caráter social.

“De anos pra cá, a atitude dos alunos mudou bastante”, comemora Marluce. Ela leciona há dezoito anos no colégio e garante o impacto positivo das ações. “O projeto envolve pedagogicamente o senso crítico do aluno, assim como o senso de responsabilidade e respeito ao meio ambiente e ao próximo. Pontuamos as ações, considerando aspectos éticos e cidadãos”, destaca.

Os estudantes que decidem participar, o fazem de forma voluntária, envolvendo-se ativamente nas iniciativas propostas. “Antes eu não dava valor a essa questão da reciclagem, por exemplo, mas com o projeto eu passei a ter atenção ao descarte correto e descobri que posso ajudar as pessoas a partir disso. Levei para o meu dia a dia vários aprendizados e hoje até repreendo quem joga lixo em qualquer lugar”, diverte-se Jamesson Rodrigues Neto, do 2º ano. “Ficam surpresos quando faço isso, geralmente são novatos que não estão familiarizados com a coleta seletiva”, explica.

Os alunos são apresentados à realidade dos catadores de lixo e ao trabalho desenvolvido por várias cooperativas e instituições de reciclagem de Alagoas, descobrindo que seu “lixo” pode ser a fonte de renda de famílias carentes.

Letícia Barbosa, do 2º ano, conta que o ambiente escolar motiva as pessoas ao manter lixeiras especiais de coleta em todos os andares do prédio. “São um incentivo para nós e a melhora na limpeza é perceptível. Além disso, o projeto provocou uma mudança na minha vida em relação à importância do meio ambiente e à valorização da coleta. Adquiri uma nova visão e hábitos no colégio e em casa. Sei que meus atos fazem diferença e que também posso ajudar a conscientizar mais pessoas”, revelou.

GINCANA

A atividade mais recente do projeto aconteceu no município de Boca da Mata, em uma região de Mata Atlântica. Lá os estudantes formaram grupos e competiram durante todo o dia em uma gincana ecológica, na qual precisaram arrecadar itens específicos que poderiam trazer maior renda a cooperativas de reciclagem.

Quem não cumpriu as metas da gincana teve que pagar uma “multa”: doação de livros, brinquedos, roupas ou alimentos a uma criança carente.

Para a professora Marluce, o mais interessante nesta ação foi ver a reação dos voluntários.”Lá eles tiveram experiências únicas na natureza, entendendo de perto o valor de manter a mata verde e limpa. Outro fator superpositivo foi proporcionar um dia de criança, que eles não vivem facilmente nos tempos atuais.

O Contato Consciente desenvolve atividades anualmente, geralmente no mês de junho. Ao longo do tempo já abordou temas sobre as epidemias causadas pelo descarte irregular de materiais, consumo e desperdício, valorização das roupas, entre outros temas contextualizados às questões contemporâneas.

EMPATIA

A palavra consciência vem do latim conscientia, e significa “conhecimento próprio, senso moral, noção do que é direito”. Este conceito contempla e guia cada passo do projeto no Colégio Contato. Para desenvolver noções de empatia nos alunos desde cedo, eles são convidados a ser voluntários a partir do 9º ano.

Devido ao grande volume de chuvas que afetou cerca de 40 mil pessoas em Alagoas no mês de maio, a professora incentivou os alunos mais jovens a arrecadarem os itens necessários pelos desabrigados: água potável, roupas, alimentos, materiais de higiene pessoal e limpeza.

“Todo mundo da turma quis participar. O projeto é muito bonito, contribuiu para nos conscientizarmos mostrando que não somos os únicos aqui no planeta”, contou Nikole Belowodski. “Foi um ótimo começo, gostei bastante de participar e ajudar o próximo, principalmente porque arrecadamos coisas que vimos que não nos fazem falta, como roupas que às vezes temos em excesso”, completa Gabrielli Rocha.

O aluno Leonardo Cardoso, do 9º ano, revelou sua mudança de hábito. “Nunca fui muito engajado com relação a isso, mas quando me tornei voluntário, me tornei mais participativo em casa. Separamos o lixo no prédio, evitamos o desperdício de água e fazemos doações para a igreja frequentada pelos meus avós”.

O PODER DO EXEMPLO

Apesar da participação ativa de muitos voluntários no Ensino Fundamental e Médio, alguns alunos destacam que muitos ainda não dão o devido valor ao assunto. “Sou grata ao projeto, pois desenvolvi uma consciência sustentável quando me voluntariei. Mas infelizmente acho que ainda vai demorar para mais pessoas levarem a sério problemas como a poluição e o descarte irregular. Todos podemos reservar um tempo para fazer uma boa ação, pois ao cuidar do nosso planeta estamos valorizando a nossa própria vida, a vida dos nossos futuros filhos, de toda a sociedade”, afirma Lara Lôbo, do 2º ano.

Para o voluntário João Pedro Assunção, aluno do 2º ano, o colégio faz sua parte ao incentivar a conscientização, transmitindo conhecimento e sensibilizando os alunos. “Me interessei porque achei um projeto extracurricular muito importante. No projeto pude me aprofundar em temas relacionados à sustentabilidade, porém, acredito que isso deveria ser ensinado desde a infância, em casa, pois aprenderíamos bastante com o exemplo dos adultos. No dia a dia, geralmente não vemos esse cuidado dos mais velhos com o nosso ambiente, e isso acaba se reproduzindo nos seus filhos, netos. No mundo consumista de hoje produzimos muito lixo, temos que cuidar do lugar onde vivemos”, conclui.

Texto da equipe Em Contexto Comunicação publicado na Revista Contato! Edição 2017.

Clique aqui para ver a Revista Completa

Post a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>