Teoria e Movimento

By on mai 2, 2018 in Esportes, Geral | 0 comments

Contato evidencia o valor das aulas práticas e teóricas na Educação Física

O primeiro contato de muitas crianças com o esporte geralmente acontece dentro da escola. Durante os jogos e brincadeiras lúdicas, despertam para diversas formas de expressão corporal, como força, flexibilidade, velocidade. Também desenvolvem qualidades como respeito, coragem, disciplina, persistência, sendo momentos complementares de desenvolvimento e aprendizagem no ambiente escolar.

Indo além da prática de esportes e exercícios corporais, o ensino da Educação Física no Colégio Contato passa por um processo pedagógico continuado, valorizando uma ampla visão multidisciplinar, sua dimensão social e cultural. Na grade curricular também estão incluídas aulas teóricas semanais, proporcionando aos alunos noções de anatomia, fisiologia, alimentação, entre outros conteúdos relacionados à saúde.

Coordenadora do Departamento de Educação Física do Contato, a professora Gabriela Medeiros destaca a importância das aulas para os alunos. “Todas as turmas, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, têm aulas teóricas uma vez por semana, independentemente da prática de esportes. É fundamental que eles saibam como o nosso corpo se comporta e reage às atividades físicas, entendendo seus limites e possibilidades. Assim poderão praticar exercícios de forma segura e cuidar de si responsavelmente”, afirmou.

São vários os exemplos de alunos que apresentaram mudanças de hábitos após o início das aulas. Apaixonado por futebol, Antônio Gernand Lopes, do 9º ano, leva os ensinamentos para a família. “As aulas em sala são superdidáticas, bastante visuais, a professora sempre traz temas que se associam com nosso dia a dia. Aprendemos muito sobre a importância de cada exercício para o corpo, alimentação, nutrientes. Hoje sei como balancear melhor a ingestão de alguns alimentos para comer de forma mais saudável e até dou dicas para o meu pai, que faz exercícios, mas tem uma rotina bastante corrida”, contou. Visando fortalecer a musculatura para melhorar o desempenho durante as partidas do seu esporte preferido, começou a fazer musculação.

Já para a estudante Carla Katarina Cordeiro, também do 9º ano, as aulas teóricas de Educação Física a ajudaram inclusive na escolha da profissão. “Foi a partir das aulas teóricas que decidi a área em que quero atuar, a Fisioterapia. O conteúdo que recebemos faz muita diferença no aprendizado de uma maneira geral, começamos a estudar músculos, ossos, corpo humano. Ajudou a abrir meu olhar!”, revelou.

De acordo com a aluna, a percepção dos benefícios são evidentes. “Jogo vôlei e observo que o esporte faz bastante diferença no meu dia a dia. Quando pratico atividade com regularidade, me sinto mais disposta, durmo melhor. Depois das aulas também mudei alguns hábitos alimentares, como comer mais frutas e legumes, beber mais água, reduzir as frituras, os doces, equilibrar a quantidade de carboidratos, por exemplo. Percebo facilmente as mudanças positivas no meu corpo com a combinação dos exercícios e da alimentação saudável”, revelou.

QUALIDADE DE VIDA

De fato, os benefícios da Educação Física ultrapassam os cuidados com o corpo e o condicionamento físico. A vivência corporal proporciona experiências enriquecedoras de reflexão e percepção de si mesmo. “O esporte, muitas vezes, funciona como uma válvula de escape, é um momento de relaxamento, descontração, socialização e integração com os colegas e com o professor. A prática ainda traz benefícios fisiológicos, morfológicos e psicossociais, dentre eles uma melhora na concentração e memória, favorecendo o aprendizado”, completou Gabriela.

Além das aulas práticas e teóricas, o Contato oferece para os alunos que têm interesse algumas das principais modalidades esportivas: basquete, futsal, handebol, voleibol, judô e ginástica rítmica. Os esportes ainda ganham incentivo extra com a realização anual dos jogos internos e a premiação dos alunos com melhor desempenho esportivo, assim como acontece nas demais disciplinas, prestigiando os alunos destaques.

Texto da equipe Em Contexto Comunicação publicado na Revista Contato! Edição 2017.

Clique aqui para ver a Revista Completa

Post a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>