Confira o regulamento da Olimpíada de Foguetes Contato 2018

Confira o regulamento da Olimpíada de Foguetes Contato 2018

I CONTACTFOG

Olimpíada de Foguetes Contato 2018

Regulamento

 

1- OBJETIVOS

       A Olimpíada de Foguetes é uma promoção do Contato Maceió com os seguintes objetivos:

a) Despertar e estimular o interesse pelos foguetes e pelas ciências.

b) Incentivar os alunos e o seu ingresso nas áreas científicas.

c) Contribuir para a melhoria da qualidade da Educação do Ensino Médio e Fundamental.

d) Interação de alunos do Ensino Médio, Fundamental.

e) Participação do Colégio na MOBFOG (Mostra Brasileira de Foguetes)

 

2- INSCRIÇÕES

2.1-Será permitido um total de 40 equipespara participar da Olimpíada, sendo 20 equipes do ensino fundamental e 20 equipes do ensino médio.

2.2-Cada equipe deverá ter um nome e será composta de no máximo 3 alunos.

2.3-O período de inscrição será de 27/02/2018 á 09/03/2018 inscrições serão feitas no Laboratório de Química, procurar Professora Marluce

2.4-Podem participar qualquer aluno regulamente matriculado no Ensino Médio ou 8º e 9º anos do Ensino Fundamental do Contato Maceió.

 

3- OFICINAS

3.1-Será oferecido oficinas para elaboração e construção dos foguetes

3.2-As oficinas aconteceram nos dias 20/03/2018 e 17/04/2018.As turmas serão definidas após as inscrições e estarão disponíveis nos murais da escola no dia 06/03/2018.

3.3-Cada equipe participante da oficina deverá levar os seguintes materiais:

Equipes do Ensino Fundamental:

-3 garrafas PET de Coca-Cola 2L

-2 potes de sorvete 1L

-Fita adesiva Larga

-180g de massa modelar

- Tesoura e estilete

 

Equipes do Ensino Médio:

-2 Garrafas PET de Coca cola 2L retornável

-2 garrafas PET de Coca-Cola 2L normal

-3 potes de sorvete 1L

-Fita adesiva Larga

-180g de massa modelar

- Tesoura e estilete

- 300g de fermentoQuímico e 700ml de vinagre

- Bexigas nº07

 

4 –A OLIMPÍADA

4.1-A Olimpíada é organizada por uma comissão composta pelos integrantes:

  • Prof. Ernesto
  • Prof. João Neto
  • Profa. Marluce
  • Prof. Danilo Ferreira
  • Prof. Leonardo Marinho

 

4.2-AOlimpíada acontecerá no dia 28/04/2018, dás 08h as 12h, no Aeroclube de Alagoas (Endereço: R. Itararé, 10 - Santa Lúcia, Maceió – AL).

4.3-A Olimpíada terá duas modalidades, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Será dividida em três partes:

  • 1-Teste de Estabilidade e Identificação do Foguete: Haverá no dia da Olimpíada, uma pessoa responsável por verificar a estabilidade no foguete (método do túnel de vento com barbante), autorizando o lançamento do mesmo caso o foguete se comporte como é previsto para um foguete estável. Sendo autorizado, o foguete será identificado com um adesivo com o nome da Equipe devidamente inscrita e o numero do lançamento.
  • 2-Lançamento do foguete: O lançamento será feito com a base de lançamentos do Contato seguindo as especificações do item 4.4, e a equipe será auxiliada em todos os procedimentos pelo Prof. Danilo.
  • 3-Medição dos Lançamentos: A medida dos alcances horizontais será feita pela comissão organizadora, junto com os professores presentes no local. Os alunos não poderão entrar no local de aterrisagem dos foguetes. Caso o aluno entre no local de aterrisagem, o mesmo e a sua equipe poderá ser desqualificada da Olimpíada. A classificação será feita em ordem decrescente do alcance de lançamento do foguete(sendo considerado apenas o lançamento com maior alcance da equipe) e por modalidade.

4.4-Sobre o foguete e o Lançamento

4.4.1-O foguete deverá ser construído segundo as normas da MOBFOG e não poderá de forma alguma, conter partes metálicas ou que possam por em risco os alunos. Durante a Olimpíada, todas as pessoas presentes no local devem respeitar as normas de segurança da MOBFOG.

4.4.2-Modalidade Ensino Fundamental -Apressão máxima será de 70 psi. Cada equipe terá direito a até dois lançamentos. O segundo lançamento deverá ser feito com um novo foguete. Todos os lançamentos deverão seguir as normas da MOBFOG.

Em caso de falha durante o lançamento ou explosão do foguete, a equipe terá direito a mais um lançamento, ou seja, para cada lançamento, a equipe terá direito a um aborto ou falha, sempre efetuando no máximo dois lançamentos.

O carregamento dos foguetes será realizado em um lugar específico seguindo as normas de segurança.

4.4.3-Modalidade Ensino Médio - Prática de Vinagre (com SOMENTE 4% de ACIDO ACÉTICO) e bicarbonato de sódio(também presente no Fermento Químico), cada equipe terá direito a até dois lançamentos. Só serão aceitos materiais encontrados em supermercados regulares (ou lojas de materiais alimentícios) e com registrono ministério de agricultura, sendo proibido qualquer tipo de ácido acético ou outros materiais que a comissão julgar perigoso para os alunos. Todos os lançamentos deverão seguir as normas da MOBFOG. É OBRIGATÓRIO o uso de bolas da cor branca e vinagres claros.

O carregamento dos foguetes será realizado em um lugar específico seguindo as normas de segurança.

Em caso de falha durante o lançamento ou explosão do foguete, a equipe terá direito a mais um lançamento, ou seja, para cada lançamento, a equipe terá direito a um aborto ou falha, sempre efetuando no máximo dois lançamentos.

 

5 – PREMIAÇÃO

5.1- Todos os alunos participantes do I CONTACTFOG e da OBA, estarão automaticamente participando da MOBFOG, concorrendo a medalhas e certificados Nacionais. As equipes do ensino médio também estarão concorrendo a uma vaga para participar da Etapa Nacional da MOBFOG.

5.2- Todos os alunos receberão certificados de participação do I CONTACTFOG. Os alunos das equipes que ficarem