Aluna do 2º ano tira nota mil na redação do Enem

Estudante treineira de Maceió tira nota mil na redação do Enem

Aluna do 2º ano tira nota mil na redação do Enem

Maria Eduarda está no terceiro ano do Ensino Médio e já tem um bom motivo para realizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no final deste ano. Ela fez o Enem 2017 como treineira e tirou nota mil na redação.

resultado dos treineiros e o espelho da redação foram divulgados nesta segunda-feira (19) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Em janeiro deste ano, outro alagoano também alcançou a nota máxima na redação.

Eduarda pretende cursar história e direito simultaneamente. A estudante disse ao G1 que nunca montou um cronograma baseado em horários para poder estudar, mas que tem uma rotina bastante corrida em relação aos estudos.

“Sempre estudei de acordo com o era dado em sala de aula. Também costumo utilizar o método Aprendizagem Baseada em Problemas e sempre dou uma lida no assunto da aula seguinte. Isso ajuda muito porque o cérebro já está familiarizado com o tema e assim ele consegue assimilar tudo de uma forma mais rápida”, conta a estudante.

Segundo ela, o tema da redação, que foi sobre educação para os deficientes auditivos no Brasil, foi uma surpresa e as demais questões estavam em um grau elevado de dificuldade.

“O tema foi uma surpresa. Apostava em uma temática totalmente diferente, algo no geral. Mas, aluno que se prepara para fazer uma boa redação faz qualquer tema. Fiquei bem nervosa no momento em que bati o olho no tema, prossegui para outras matérias e depois que me tranquilizei, comecei a organizar os pensamentos e aí coloquei tudo no papel", contou.

Para o professor Bruno Rodrigues, Eduarda é uma estudante dedicada e se destacou com a nota máxima da redação entre uma turma de 30 alunos.

Com o bom resultado, Eduarda continua estudando para repetir a boa nota e ingressar na universidade. Em seu planejamento, ela estuda durante todos os dias da semana, faz mapas mentais e resumos, chegando a escrever até três redações por semana. "Estou mais regrada", afirmou.

Entre uma hora e outra, ela ainda arruma tempo para atualizar as redes sociais e um blog pessoal com dicas e resumos de história.

"A dica é treinar bastante. A produção aliada as correções bem detalhadas, com reescritas, resulta em algo bem parecido com minha nota. Além disso, é preciso dar valor às matérias de humanas que auxiliam a pontuação quanto ao conteúdo da redação; e também às matérias de linguagens, que estruturam o texto. No mais, é escrever muito. E isso todo mundo consegue com dedicação e esforço!", fala Eduarda.

Fonte: G1 - clique para acessar a matéria