• 02 Abr 2019

Contato realiza palestra sobre bairro do Pinheiro

Aconteceu na manhã de hoje(02), no auditório do Contato Jatiúca, a palestra “Problemas ambientais, geologia e mineração no bairro do Pinheiro”, com o professor Abel Galindo, que é engenheiro civil, mestre em Geotecnia e professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

A palestra foi pensada para esclarecer aos alunos informações sobre a situação do bairro do Pinheiro, com um estudioso sobre o assunto.  O professor Abel Galindo Marques fez um levantamento de possíveis causas para o ocorrido. Entre as hipóteses levantadas ele cita a reativação das falhas geológicas que existem em Maceió - citando que o bairro do Pinheiro está dentro de um perímetro delas - ocasionadas pela grande quantidade de poços de extração de sal-gema, o grande volume de água retirado do subsolo e a presença de uma camada de rochas muito fraturadas logo acima do sal-gema.

Segundo o diretor pedagógico do Ensino Fundamental, João Tomaz , “é importante trazermos para nossos alunos esclarecimentos de um tema tão complexo, que exige profundos conhecimentos técnicos e em uma região que pode haver uma catástrofe, pode, mas não necessariamente haverá. A função social do colégio é informar as pessoas o que está acontecendo tecnicamente e assim acalmá-las e tranquilizá-las.”

Comentários