Equipe Contato viaja até a Serra da Barriga

Docentes viveram a experiência de ver de perto o Quilombo dos Palmares

Equipe Contato viaja até a Serra da Barriga

No último dia 20, alguns professores fizeram uma viagem até a Serra da Barriga, em União dos Palmares. A viagem teve o objetivo de levar os docentes a conhecerem de perto a história do lugar.

 “O povo que não conhece a sua história está fadado a repeti-la.” (Edmund Burke): é com essa frase que o diretor João Tomaz explica a importância dessa viagem. “A visita ao ponto de libertação dos escravos foi muito importante. Precisamos conhecer a história. Principalmente os atores principais da educação, que são os professores, precisam relembrar e reviver a história dos negros do Brasil e a libertação da condição de escravos, saber como fizeram, como foi o momento do Quilombo dos Palmares” afirma João.

Além de troca de ideias, o momento foi importante para o entrosamento da equipe, que pôde apreciar uma comida toda natural, preparada pela Mãe Neide, filha de ex-quilombola.  

Sobre a Serra da Barriga

A Serra da Barriga fica a cerca de 9 km do município de União dos Palmares, situado a, aproximadamente, 80 quilômetros de Maceió, capital do estado de Alagoas. Faz parte do Planalto Meridional da Borborema, unidade geomorfológica que compreende terrenos cristalinos submetidos à ação de clima quente e úmido e ocupa uma área verde de aproximadamente 27,97 km2.

Foi para as matas fechadas da Serra, que alcança 500 metros de altitude, que milhares de negros escravizados rebelados fugiram durante o período de dominação portuguesa e holandesa. Lá viveram mais de 20 mil pessoas, entre 1597 e 1695.