O que fazer com a minha nota do Enem?

Conheça maneiras de usar sua nota no Sisu, Fies, entre outros.

O que fazer com a minha nota do Enem?

As notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) estão disponíveis e o primeiro pensamento que vem na cabeça do estudante é: e agora, o que eu faço? Pensando nisso, o Contato separou algumas dicas para te ajudar nessa busca pela tão sonhada vaga na universidade.

O Exame é a principal porta de entrada para a maioria das universidades públicas e privadas do país, além de avaliar a qualidade das instituições de Ensino Médio no país.

Sisu

A seleção para vagas em instituições públicas de ensino superior é feita através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), processo instituído pelo Ministério da Educação (MEC). Para concorrer a uma vaga, o candidato precisa estar dentro da nota de corte do curso em questão, ou seja, precisa ter obtido uma nota igual ou maior à nota mínima definida para aquele curso.

Para participar do processo o candidato deve ter prestado Enem 2021 e tirado nota superior a zero na redação, assim como não pode ter participado da edição como "treineiro" (alunos que fazem a prova apenas para testar seu desempenho).

As inscrições para o Sisu começam em 15 de fevereiro e devem ser feitas no site do programa: 

FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do governo federal que paga parte das mensalidades de estudantes (de 50% a 100%, variando de acordo com a renda familiar), em universidades e faculdades privadas, com a contrapartida de os beneficiários quitarem o financiamento após a formatura.

No primeiro semestre de 2022, o programa disponibilizará 111 mil vagas, e o período de inscrição será de 8 a 11 de março, pelo Portal do Fies

Instituições privadas

Em algumas instituições privadas de ensino superior a nota do Enem já está servindo para ingresso no curso desejado, assim como muitas delas oferecem desconto dependendo da nota do Exame. Procure a instituição de seu interesse e saiba se ela oferece bolsas e descontos conforme a nota no exame e quais são os requisitos.

BÔNUS: Universidades Internacionais

O Ministério da Educação possui acordo com algumas instituições em Portugal, Inglaterra, França, Irlanda e Canadá, e a nota do Enem pode permitir o ingresso do aluno em alguma delas.

É preciso ficar atento aos calendários, pois o calendário educacional internacional normalmente é diferente do brasileiro. O aluno interessado deve procurar essas informações diretamente nos sites das universidades. Em alguns casos, a instituição pode exigir que o interessado passe pelo processo seletivo local.