5 dicas para se preparar melhor para provas

5 dicas para se preparar melhor para provas

Há sempre uma grande preocupação quando as provas vão se aproximando. Pensando nisso, separamos 5 dicas para serem seguidas nesse tempo que antecede essa semana tão temida!

É essencial que seja aberto na agenda um tempo para dedicar aos estudos, então trate de largar o celular e preste a atenção às dicas:

1. Seja organizado(a)!

Na hora de estudar é preciso ter ao menos uma organização no seu ambiente de estudos. Para ordenar a mente, a organização do que será estudado é muito importante, é preciso saber as etapas para só depois montar uma estrutura para estudos.

Ok, o ambiente está organizado e você já sabe a ordem do que vai estudar. Vamos agora para a segunda dica!

2. Monte um cronograma de estudos

Quem nunca se sentou para estudar e pensou: e agora? O que eu vou estudar? Para que você não perca tempo divagando sobre isso, é preciso montar um cronograma. A organização quem fará é você. Uma sugestão é deixar mais tempo para as matérias em que você tem menos domínio e intercalar sempre com matérias mais fáceis para você!

Uma dica extra é: deixe um tempo para revisar os conteúdos.

3. Anote dados à mão

É isso mesmo: resgate o lápis e a caneta. E não é só para praticar caligrafia, não! Escrever à mão ainda é a velha e boa técnica da memorização. Cada palavra escrita faz conexão dentro do cérebro e ajuda a fixar melhor as matérias.

4. Escolha bem onde vai estudar

Esqueça o celular. É isso, esqueça o celular! Escolha um ambiente tranquilo onde você não terá interferências. Coloque um aviso na porta do lugar em que está estudando para lembrar em casa que naquele cômodo tem alguém em busca de zerar as matérias acumuladas.

5. Revise!

Faça um resumo de cada disciplina e estude. Ler em voz alta também pode te ajudar na memorização.

E o mais importante: não deixe matéria acumulada e muito menos para estudar tudo de última hora!