Ex-aluna Contato se destaca em programas internacionais

Ex-aluna Contato se destaca em programas internacionais

A nossa ex-aluna Giovana Gaia foi aprovada no processo seletivo da universidade francesa Sciences Po, que ocorreu em inglês e em francês. Além disso, também foi selecionada para participar do programa de Gap Year do The New York Times, direcionado a estudantes que acabaram a escola, mas ainda não começaram a faculdade. O programa tem a duração de seis semanas, e os participantes ficarão hospedados no próprio alojamento do jornal e serão mentorados por jornalistas excelentes – alguns até ganharam o prêmio Pulitzer (um prêmio estadunidense outorgado a pessoas que realizem trabalhos de excelência na área do jornalismo, literatura e composição musical).

Sobre os processos, Giovana explica, “para a Sciences Po, na França, fiz a candidatura pelo site da própria universidade. Já para o New York Times, fiz a candidatura pelo site que eles dedicam aos ‘alunos’, isto é, para quem vai ao jornal para aprender e não só trabalhar. Ambos ocorreram no início de 2023”.

Os dois processos seletivos são internacionais e bastante concorridos, com poucas vagas disponíveis. A aluna diz que “a Sciences Po, atualmente, é a segunda melhor universidade do mundo na área de relações internacionais e ciências políticas e a taxa de admissão é menor que 10%. E o The New York Times é um dos veículos de imprensa de maior relevo na atualidade, onde conseguir um estágio com profissionais de excelência também é algo bastante restrito”.

Gaia acredita que essas duas conquistas já tiveram um grande impacto positivo em sua vida e irão tomar proporções ainda maiores ao longo do tempo na sua carreira profissional. “Terei a oportunidade de aprender e trabalhar com profissionais altamente capacitados e renomados, tanto na área de humanas como no âmbito jornalístico. Além disso, a experiência internacional – o fato de estar em contato com diversas culturas – também irá influenciar na minha vida pessoal”, afirma a ex-aluna.

Sobre os planos para o futuro, Giovana conta que “depois da faculdade, pretendo seguir estudando, fazer um mestrado em Direito Internacional e atuar na área diplomática e econômica, prestando consultoria para empresas em negócios internacionais. Em paralelo, almejo desenvolver atividades nas áreas acadêmica e jornalística.

“Acredito que todo o meu percurso acadêmico no Contato, especialmente através da simulação das Nações Unidas – Contato com a ONU – e do jornal Contato Diário, os quais ajudei a implantar, contribuíram para que alcançasse meu sonho. Gostaria de aproveitar esta oportunidade para agradecer a todos os professores e funcionários da escola que me apoiaram durante toda a minha jornada acadêmica. Agradeço também pela formação que recebi nesta escola, que me preparou para as oportunidades que surgiram”, finaliza Giovana.

Sobre o Contato com a ONU

O Contato com a ONU segue um formato de simulação de debates a grega, onde alguns alunos que compõe a mesa diretora são divididos em Comitês. Os alunos da mesa diretora coordenam a ordem das falas e o seguimento da agenda de trabalho. Os debatedores que representam países, empresas e organizações não governamentais.


Confira aqui a edição completa do Contato Diário!!!!