De olho no mercado de trabalho

By on mar 29, 2018 in Enem, Geral, Vestibular | 0 comments

Trazendo profissionais de diversas áreas, o Contato ajuda estudantes a escolher uma profissão

Uma palestra por semana, durante seis meses, para ajudar os alunos a encontrarem seu lugar no mercado de trabalho. Esse é o objetivo do projeto “Em Contato com o Mercado”, iniciativa do Contato Maceió que informa aos alunos do 3o ano do Ensino Médio como são os cursos de graduação e como funciona o mercado de trabalho de diversas áreas, em conversas com profissionais renomados e experientes.

Comandado há mais de 10 anos pela psicóloga Samyra Rebêlo, o projeto é um ciclo de palestras que possui função informativa. “Normalmente eu dou prioridade a convidar professores universitários porque eles têm bagagem para transmitir a realidade da universidade e também do mercado. Eles conversam sobre grade curricular, para que os alunos tenham uma ideia de quais matérias vão encontrar no curso, mercado de trabalho, salário médio inicial, tempo de duração do curso, áreas de atuação e o que eles podem fazer se optarem por seguir a carreira acadêmica. Também abordamos as possibilidades da pós-graduação, do mestrado e do doutorado”, explica.

O principal objetivo do projeto é ajudar os estudantes a tomarem uma decisão consciente na escolha da carreira. Parte do programa de orientação vocacional da instituição, as palestras têm duração de meia hora, acontecem sempre no horário de intervalo e oferecem um referencial de como são as profissões na prática.

Uma das beneficiadas pela iniciativa é a aluna Maria Carolina Cândido, do 3o ano da Unidade Farol. Ela ainda não decidiu o curso que quer fazer, está em dúvida entre Odontologia e Direito, mas disse que as palestras diminuíram sua incerteza. “Eu assisti às palestras de Fisioterapia, Odontologia e Direito. Foi ótimo porque os profissionais também falaram sobre como está o mercado das profissões no estado e fora daqui. Só vou me decidir realmente antes de sair o resultado do Enem, mas hoje eu estou mais propensa para a Odontologia. Acima de tudo, eu quero ser uma pessoa realizada profissionalmente”, contou.

“Sempre tento trazer três ou quatro profissionais de cada área, humanas, exatas e biológicas. Normalmente são palestras de profissões que os alunos possuem mais dúvidas ou que tenham interesse de conhecer. Como são mais de 200 profissões hoje em dia, não podemos chamar todos os representantes. Então, quando um aluno sugere uma palestra que não é a escolha da maioria, eu indico um profissional para que ele entre em contato, se informe mais e possa tirar dúvidas”, destaca Samyra.

PROFISSÕES MAIS BUSCADAS

As palestras mais procuradas pelos alunos ainda são sobre as profissões tradicionais: Medicina, Direito e Engenharia, geralmente a área civil. A psicóloga aponta que vem notando um crescimento na busca de informações pela Comunicação, no âmbito das redes sociais, Tecnologia da Informação e Design Gráfico, no setor de jogos.

Pedro Victor Morais de Barros também está entre os estudantes que ainda não decidiram qual profissão seguir depois do Ensino Médio, porém confessa ter uma empatia por Medicina. “O projeto é muito legal porque nos ajuda a ampliar o conhecimento sobre as profissões. As palestras que mais gostei foram as de Medicina, Direito e Engenharia. Apesar de o engenheiro ter falado muito bem, acho que não seguiria a profissão porque gosto mais de matérias biológicas”, conta.

Samyra sempre indica aos alunos assistirem todas as palestras, não apenas as da área de interesse. “É importante para que eles conheçam e saibam como anda o mercado de trabalho e como é a atuação de todos os profissionais. Se eles se interessarem mais sobre o tema, terão a oportunidade de conversar com os profissionais e esclarecer pontos que não foram abordados”, salienta.

ORIENTAÇÃO VOCACIONAL

O colégio Contato disponibiliza orientação vocacional aos seus alunos desde o 2o ano do Ensino Médio. Quem participa geralmente ainda não conseguiu escolher a profissão que vai seguir ou está em dúvida. A psicóloga garante que a iniciativa é muito importante para que eles tenham mais segurança na hora da escolha profissional.

“O colégio exerce um papel muito relevante neste sentido, sempre acompanha o processo dos alunos e posta nas redes sociais matérias sobre o mercado de trabalho para mantê-los informados. Esse compromisso, sem dúvidas, é um diferencial”, conclui.

Texto da equipe Em Contexto Comunicação publicado na Revista Contato! Edição 2016.

Clique aqui para ver a Revista Completa

Post a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>