O Silêncio dos Inocentes

By on mar 13, 2015 in Geral | 0 comments

o silêncio dos inocentes

Na abertura do ciclo de palestras “Em Contato com o Mercado”, é claro que a psicóloga Jerzuí Tomáz teve que responder pra gente o que é psicopatologia, como um psicopata age (do que ele se alimenta? Não perca. Sexta, no Globo Repórter!).

Os psicopatas dão ótimos personagens de filmes de suspense e terror.  Talvez porque são tão populares nos cinemas e na Tv Americana, com seriados de investigação policial como CSI, ele despertam tanto nossa curiosidade.

Não dava para a Jerzuí explicar em detalhes o comportamento de um psicopata. Anos de pesquisa científica são necessários para isso (e olhe lá!). Mas, usando a mesma ferramenta que nos causa fascínio, ela sugeriu que a galera assistisse ao filme”O Silêncio dos Inocentes”, o clássico sobre um psicopata antológico de Hollywood:

No filme, a agente do FBI Clarice Starling caça um assassino em série. Para ajudá-la a entender como esse criminoso pensa e capturá-lo, ela procura o psicopata Hannibal Lecktor, preso sob acusação de canibalismo. E é a relação entre esses dois personagens que deixa a gente nervoso.

 

Tally [o roteirista] foge de clichês básicos dos filmes de ‘serial killer‘, por exemplo, ao revelar o assassino com apenas 30 minutos de filme, mostrando que a narrativa não se concentrará na descoberta do criminoso. É a dinâmica entre Clarice e Lecter que conduzirá a trama, muito mais do que a própria caçada ao assassino.” ***

 

Por isso, dá para perceber a frieza, o perfeccionismo e outras características de um psicopata pela atuação – primorosa – de Anthony Hopkins como Hannibal Lecktor, que ainda aparece em mais quatro filmes: o “Caçador de Assassino” (1986), “Hannibal” (2001), “Dragão Vermelho” (2002), “Hannibal – A origem do mal” (2007).

“O Silêncio dos Inocentes” foi lançado em 1991 e no ano seguinte levou os Oscar de melhor filme, diretor, atriz, ator e roteiro adaptado.

Post a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>