Aula de diplomacia

By on jul 29, 2019 in Geral | 0 comments

Contato é o primeiro colégio do Nordeste a ter alunos na maior simulação das Nações Unidas realizada na América Latina

edição do PoliONU!” Com trajes formais, em um auditório lotado por mais de quinhentos estudantes de todo o Brasil, cinco alunos do Contato participaram de um momento histórico. Pela primeira vez, um colégio do Nordeste esteve na maior simulação estudantil da Organização das Nações Unidas (ONU) na América Latina. O evento aconteceu no Colégio Poliedro durante o feriado de Corpus Christi, em junho, na cidade de São José dos Campos, interior de São Paulo.

No PoliONU, estudantes do Ensino Médio selecionados participam de debates e atividades nas quais fazem o papel de verdadeiros diplomatas. O objetivo é simular as negociações executadas na ONU, encontrando soluções para diversos problemas mundiais, como pobreza, desemprego, degradação ambiental, criminalidade, migração e tráfico de drogas – que podem ser mais facilmente combatidos por meio da cooperação internacional.

A simulação ainda pretende proporcionar uma visão mais ampla da sociedade e que, além de crescimento individual, pessoal, acadêmico e profissional, influencie ações e ideias capazes de mudar a realidade do planeta em que vivemos.

“No começo eu não sabia o que esperar, como as pessoas iriam se comportar conosco. Era a primeira vez que o Contato ia indo e tínhamos a responsabilidade de representar não apenas o colégio, mas todo o Nordeste. Precisávamos mostrar nossa riqueza intelectual”, contou Isabela Ávila, aluna do 1º ano que representou o país Camarões e integrou o comitê SOCHUM, relacionado a temas sociais, humanitários e culturais. “Fomos muito bem recebidos!”, acrescentou.

Os quatro dias de debates eram mediados por uma mesa diretora composta por estudantes mais experientes. Desde o fuso horário até a forma de tratamento entre os participantes e as vestimentas formais, placas de identificação e bandeiras, tudo é planejado para parecer uma conferência oficial da ONU.

Felipe Vergetti, aluno do 2º ano, era o senhor delegado espanhol. “Representei a Espanha no comitê da FIFA, meu tema eram as ações sociais envolvendo a copa do mundo. Fora dos debates formais, sem a interferência da mesa, podíamos conversar mais à vontade e chegar a conclusões rapidamente. Por isso, na maior parte do tempo a gente falava sobre a problemática de cada comitê. Essa foi a primeira vez que tive a oportunidade de expor minhas ideias para tanta gente. Foi enriquecedor “, afirmou.

A experiência de interagir com um grande público também foi novidade para a aluna do 1º ano Rhayna Casado. Delegada da Tailândia, ela integrou o comitê ONU Mulheres. “Falei em público para quarenta pessoas desconhecidas, algo que eu nunca tinha feito, e o meu tema era violação dos direitos humanos na indústria do sexo. Além da parte acadêmica, o evento me engrandeceu muito como pessoa, porque viajei sem meus pais, fiz amizades e aprendi de uma maneira nova. Pude entender o lado do outro e descobrir uma problemática que muitas vezes é apagada da sociedade. São assuntos relevantes, que muita gente desconhece”, pontuou.

Segundo o professor de sociologia, Deividy Carlos, o evento também trata de temas por vezes não comentados em sala de aula. “Além disso, desperta o senso crítico e a ação prática para resolução de conflitos”. O docente acompanhou os alunos até São José.

Miguel Brandão, do 2° ano, foi o representante dos Estados Unidos da América na Conferência das Partes (COP). “Debatemos, principalmente, a questão ambiental na Ásia, como lidar com os resíduos tóxicos no ar e na água. Desse modo o comitê tinha que gerar soluções de várias formas, desde acordos entre países até doação de tecnologia de saneamento básico”, explicou.

Para ele, a viagem foi surpreendente. “Foi incrível viajar com amigos e conhecer tantas pessoas sensacionais em São Paulo. Mas o mais impressionante foi o PoliONU em si, a organização da simulação e o tamanho do evento foram algo que eu nunca vi antes, tudo excedeu minhas expectativas. Cada discussão e tópico debatido era muito divertido (mesmo com toda a seriedade do evento) e a experiência como um todo vai ser algo que vou levar para a vida”, concluiu.

CERTIFICADO

Ao final das atividades, os alunos receberam um certificado oficial de participação. Para aqueles que já pensam em seguir a carreira diplomática, o reconhecimento pode ser bastante relevante para o currículo. É o caso da aluna Aline Costa, do 1º ano, que está de olho nas oportunidades futuras. “Vai ser importante para meu currículo, porque é um evento reconhecido pela ONU e quero fazer relações internacionais. Também aprendi a me impor, a discutir sem brigar, usando argumentos. Melhorei, inclusive, minha dicção”, comentou. Aline representou a Turquia no comitê da COP, abordando temáticas sobre o meio ambiente.

Isabela, delegada de Camarões, também pensa em seguir na área. “Planejo fazer direito para posteriormente talvez tentar o Instituto Rio Branco, seguir a carreira diplomática. Se essa ideia permanecer, o certificado será muito útil. Caso não, eu o levarei com muito orgulho para mostrar a experiência maravilhosa que vivi nestes quatro dias”.

PREPARAÇÃO

Para ajudar a preparar os alunos, o Contato disponibilizou salas em horários especiais, computadores e deu suporte na compra das passagens. Eles também foram orientados pelo professor de sociologia e guiaram os estudos por um documento encaminhado pelo próprio Poliedro. “Se tem uma palavra que pode resumir isso é gratidão, pois é uma escola que está proporcionando outras experiências, além do ensino clássico. O colégio cobra muito de nós, mas ao mesmo tempo acredita na gente”, resumiu Isabela. O Contato já planeja realizar as próprias simulações a partir do 9º ano, assim a preparação será ainda mais eficiente. “Um professor do Poliedro de Campinas virá a Maceió prestar consultoria para que nós consigamos executar uma simulação interna. A expectativa é muito grande para que isso aconteça”, finalizou Deividy.

Texto da equipe Em Contexto Comunicação publicado na Revista Contato! Edição 2019.

Post a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>