Educação em evolução

By on jun 27, 2018 in Enem, Geral, Vestibular | 0 comments

Colégio Contato celebra 24 anos de pioneirismo e inovação em Alagoas

Em outubro de 1993 a primeira semente foi plantada. Os aulões, como são chamadas as revisões intensivas para o vestibular, aconteceram em hotéis de Maceió. Logo em seguida, em uma estrutura provisória com apenas quatro salas, o Colégio Contato surgiu pioneiro, preenchendo uma lacuna ao oferecer um ensino diferenciado, focado em resultados e na meritocracia.

A primeira iniciativa na construção do projeto educacional foi a formação de um corpo docente altamente capacitado, trazendo professores alagoanos e pernambucanos considerados os melhores no ensino de suas respectivas disciplinas. No mesmo ritmo, era estimulada a criação de aulas irreverentes, extrovertidas, que aliassem a transmissão de conteúdo e a criatividade para conquistar os alunos, facilitando a aprendizagem.

Em pouco tempo, o Contato passou a ser escolhido pelos alunos que tinham como meta a aprovação nos vestibulares mais concorridos do país. Para passar de ano no colégio, era preciso estudar com dedicação. A primeira turma, que iniciou com 112 alunos, terminou o ano com 84. “No começo, alguns fugiram da pressão. Mas nós nunca quisemos reter o aluno a qualquer custo. Quem vem para o Contato quer estar aqui, sabe que precisa se esforçar, dar o seu melhor. Para nós, o colégio é o lugar onde o mérito é respeitado, quem se dedica precisa ser valorizado”, afirma o diretor João Tomaz, um dos fundadores.

Cobrando mais dos alunos e oferecendo uma metodologia de ensino de qualidade superior, o resultado positivo foi natural. Nos dois primeiros anos de funcionamento, os alunos do Contato foram destaques em aprovação nos vestibulares de universidades públicas federais: 18 passaram direto em Medicina, mais de 70 em Engenharia e mais de 100 em Direito, alguns dos cursos mais tradicionais.

Como uma maneira de premiar os estudantes com melhor desempenho em cada ano, surgiu o projeto Aluno Destaque, ideia que atualmente é replicada em diversas instituições de ensino de Alagoas. Uma tradição que estimula a competição saudável na busca pelo desenvolvimento intelectual.

Outro grande diferencial, ao longo de 24 anos de história, é a constante evolução das metodologias de ensino, pois a direção segue atenta às novidades mais relevantes do setor educacional. Sendo pioneiro novamente, o Contato trouxe há mais de 10 anos o Sistema Poliedro para turmas especiais do Ensino Médio e, neste ano, está implantando o projeto Google for Education (em português, Google para Educação), uma solução desenvolvida pela empresa de tecnologia voltada para a comunicação, colaboração e produtividade no ambiente escolar.

Um dos primeiros projetos desta parceria com o Google vai tratar sobre a História de Alagoas, que celebra 200 anos em 2017, utilizando as ferramentas digitais da plataforma. “Temos que trabalhar as tecnologias como aliadas. Sempre fomos um colégio de vanguarda, que se adapta e evolui de acordo com a sociedade”, explica o diretor Ernesto Stadler.

O posicionamento alinha-se com as tendências mundiais para a educação, instaurando uma nova ordem no ensino, muito mais afinada com as necessidades do século XXI. Um recente relatório da edTechXGlobal, realizado pelo banco inglês IBIS Capital, ratifica a propensão, mostrando que o mercado global de tecnologia aliada à educação deverá crescer 17% ao ano.

HARMONIA

Os três sócios-fundadores – João Tomaz, Ernesto Stadler e Manoel Messias – estão juntos desde o início e atravessaram os marcos mais importantes da escola, como a criação da Unidade Jatiúca, da Unidade Farol e a ampliação de atendimento a alunos do Ensino Fundamental. Com o passar dos anos, eles desenvolveram uma sintonia de trabalho que é sinônimo de sucesso. “Nos reunimos semanalmente e nestes encontros adquirimos a ideia de que nada deve ser imposto, tudo é discutido até que se chegue ao consenso”, revela Messias.

Formados em engenharia, encontraram na educação uma maneira de transformar vidas. “É através da escola que nos humanizamos, que aprendemos a lidar com o diferente, a conviver com o coletivo. Somos flexíveis, mas rigorosos. Educar é tarefa de uma vida inteira”, destaca João Tomaz.

“São 24 anos de dedicação, um trabalho prazeroso que fazemos com orgulho e alegria. O Contato é a história das nossas vidas e as conquistas são recompensas do esforço de todos que estão aqui”, conclui Ernesto, que também é professor de matemática na instituição.

CURIOSIDADES

Em Alagoas, o Colégio Contato foi o primeiro a:

• Instalar ar-condicionado dentro de salas de aula

• Criar o Aluno Destaque, premiando estudantes com melhor desempenho

• Fazer o Previsão, preparação especial para o vestibular

• Oferecer curso próprio de inglês, em parceria com a Universidade de Oxford

• Implantar o projeto Google for Education

Desde 1993, os diretores Ernesto, João Tomaz e Messias trabalham em sintonia para implantar as melhores propostas pedagógicas no Contato

Desde 1993, os diretores Ernesto, João Tomaz e
Messias trabalham em sintonia para implantar as
melhores propostas pedagógicas no Contato

Texto da equipe Em Contexto Comunicação publicado na Revista Contato! Edição 2017.

Clique aqui para ver a Revista Completa

Post a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>