Resultados Olímpicos

By on mai 30, 2018 in Geral | 0 comments

Alunos do Contato colecionam medalhas em competições nacionais e estaduais de conhecimento

Com a premissa de que o incentivo e a motivação estão diretamente relacionados à aprendizagem, os alunos do Colégio Contato são estimulados desde o 6º ano a participar das olimpíadas de conhecimento. Em âmbito estadual, nacional e internacional, as competições acontecem anualmente, e vêm revelando estudantes com alto desempenho, sobretudo na área de Ciências Exatas.

“Felizmente não temos altos e baixos, a performance dos nossos alunos é crescente, todos os anos temos destaques nas olimpíadas mais disputadas”, comemora a professora Marluce Barros, coordenadora das olimpíadas no Contato. Os resultados das principais provas de 2017 ainda não foram divulgados, mas o histórico do colégio aponta para chances de novas medalhas.

Em 2016, Marco Antônio Sampaio, aluno do 1º ano, conquistou o ouro na Olimpíada Nacional de Ciências. Caio Calheiros, do 7º ano, conseguiu o ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia, na Olimpíada Alagoana de Matemática e, já em 2017, na Canguru de Matemática no Brasil. “Eu sabia da existência das provas, mas foi o colégio que me estimulou a participar, com o apoio dos meus pais”, contou o estudante, que também levou para casa a medalha de bronze da Olimpíada Brasileira de Informática.

Lavínia Rocha, do 3º ano, estreou com ouro na Olimpíada Brasileira de Física, ainda no 9º ano e, em 2016, conquistou bronze na Olimpíada Alagoana de Química e prata nas Olimpíadas Alagoanas de Matemática e Astronomia. “O que mais me motiva é o aprendizado. As competições despertam em mim bastante curiosidade, pois as questões são apresentadas de uma forma diferente, exigem uma certa criatividade para resolver os problemas”, contou.

O diretor pedagógico do Ensino Fundamental, João Tomaz, ratifica a importância, entendendo o desafio como ferramenta de autoconhecimento. “O aluno descobre a matéria que mais se identifica e pode focar nela. Este aprendizado ainda fortalece a autoestima, pois ele precisa sair dos muros da escola e se depara com questões mais difíceis do que as habituais”.

João Victor Omena, aluno do 3º ano, também está entre os destaques das últimas provas, trazendo quatro medalhas de ouro obtidas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e nas Olimpíadas Alagoanas de Química, Física e Matemática. “A escola tem como diferencial inserir os alunos em um universo de conhecimento ao qual diversos estudantes não têm acesso. Participando das olimpíadas nós temos a oportunidade de estudar as matérias com maior aprofundamento, sem dúvidas isso me ajudará nas provas para o vestibular”, disse o estudante, que pretende cursar Medicina.

De acordo com a coordenadora Marluce, todos os alunos que se sobressaem nestas competições de conhecimento são motivo de orgulho para o colégio. “Eles engrandecem nossa instituição contribuindo para continuarmos sendo referência de ensino no estado e aprimoram seus próprios currículos acadêmicos. São conquistas da escola e da família, pois os pais também se envolvem bastante durante todo o processo preparatório”, pontuou.

PREPARAÇÃO

A partir do 6º ano, todos os alunos são convidados a participar das olimpíadas. Aqueles que demonstram interesse são encaminhados a fazer uma prova interna e, posteriormente, os que obtêm melhor desempenho são selecionados. Estes estudantes passam a frequentar aulas extras preparatórias para as competições.

“Como coordenadora, eu observo o potencial de todos os alunos, até mesmo daqueles que naturalmente não revelam interesse nas olimpíadas. Tento conquistá-los e incentivá-los a participar, com todo o suporte que o Contato oferece. Se por algum motivo o aluno tem dificuldades para participar das aulas, nós procuramos organizar a vida dele dando todo o suporte possível, seja auxílio com transporte, alimentação ou recursos didáticos”, explicou Marluce.

A aluna Lavínia conta que aulas preparatórias especiais para as olimpíadas são de fundamental importância na sua rotina de estudos. “Para mim, são muito relevantes porque nos mostra como é o estilo das provas, que tipo de questões serão cobradas. Adoro Matemática e Física e quero fazer Medicina na Universidade de São Paulo (USP), então meu ritmo de estudos não muda por causa das competições”, acrescentou.

Com apenas 12 anos, Caio demonstra tranquilidade e confiança em suas habilidades ao revelar que também incorporou as aulas extras na rotina de estudos, que para ele acontecem toda quarta-feira. “Em casa eu ainda estudo de 2 a 3 horas por dia, faço questões de provas anteriores, assisto a videoaulas de vários professores. Minha dica é se empenhar, ter foco, sempre tirar dúvidas com os professores e saber a hora de brincar. Me considero disciplinado e saber dividir bem tempo me ajuda a ter bons resultados”, ensinou.

Em outra etapa da vida acadêmica, Marco Antônio está no início do Ensino Médio, e sabe que as medalhas serão um diferencial no seu currículo em instituições renomadas. “O que mais me atrai nas olimpíadas é o fato de poder valorizar meu currículo. Sei que estas premiações têm relevância para admissão em faculdades nacionais importantes, como o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), por exemplo. Além disso, também penso em aplicar para universidades nos Estados Unidos”, revelou. O estudante ainda irá decidir o curso favorito, mas já considera entre as opções a Engenharia Mecatrônica, tendo em vista seu interesse pela área de robótica.

Os alunos do Contato participam da grande maioria das olimpíadas existentes hoje, especialmente na área de Exatas e, mais recentemente, na área de Humanas. Ernesto Stadtler, diretor e também professor de Matemática resume a filosofia institucional. “Pensamos grande. Nossos estudantes têm muito potencial e nós valorizamos isso, contribuindo com seu desenvolvimento”, finalizou.

Texto da equipe Em Contexto Comunicação publicado na Revista Contato! Edição 2017.

Clique aqui para ver a Revista Completa

Post a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>