Solta o som

By on fev 15, 2019 in Geral, Projetos pedagógicos | 0 comments

Projetos musicais estimulam o desenvolvimento social, cognitivo e cultural

Ela tem o poder surpreendente de mudar o humor, despertar sensações, lembranças e levar para longe a imaginação. Pode fazer o corpo balançar e a mente borbulhar de ideias e reflexões. Traz calmaria ou agitação e também os dois juntos, bem combinados. A música tem esses e outros poderes, oferece oportunidades para vivências significativas e é uma linguagem que possibilita ao ser humano expressar-se, ajudando a desenvolver sua personalidade.

No âmbito escolar, a música é notadamente importante para a integração das crianças e adolescentes ao estimular o bom convívio social, a harmonia, o desenvolvimento da fala, respiração, autoestima e cognição. Atento a tantos benefícios, o Contato Maceió oferece aulas de música a partir do 6º ano, incrementando a experiência musical com projetos que contam com amplo envolvimento e participação dos alunos. Destacam-se, entre eles, o Contato Musical, o Intervalo Musical e o evento mais aguardado: a Noite de Autógrafos, um show no qual os estudantes se apresentam para um grande público.

O Contato Musical surgiu em 2013, e realiza, mensalmente, uma apresentação nos intervalos das aulas. Já o projeto Intervalo Musical começou em 2015, com o objetivo de incentivar e valorizar os talentos musicais dos estudantes da escola, divulgando o trabalho desenvolvido nas aulas, despertando novos artistas e também descontraindo o ambiente.

Com a diversidade de pessoas e estilos musicais, as canções apresentadas nos projetos têm repertório variado, incluem músicas brasileiras e internacionais. São os alunos que as sugerem e as definem com a ajuda dos professores. “O pop rock nacional e internacional predominam, além de sertanejo universitário”, entrega o professor Melquíades Souza, responsável pelo Contato Musical. “Melk”, como é chamado pelos alunos, revela que, às vezes, é surpreendido pelas vozes belíssimas e músicas inesperadas.

O conjunto de habilidades atreladas ao ensino da musicalidade, de fato, é expressivo. Como poderoso instrumento educacional, também desenvolve qualidades importantes, como concentração, coordenação motora, improvisação, sociabilização, audição, destreza do raciocínio, disciplina pessoal e equilíbrio emocional. A aluna do 2º ano, Débora Freitas, ratifica: “percebo que a música auxilia no meu desenvolvimento cognitivo e, por isso, tenho facilidade em atividades que envolvem memorização e coordenação”.

INTEGRAÇÃO

Apaixonada por música, Débora canta e toca acordeão, preferindo canções que remetem às suas raízes sertanejas, como o forró. Nova na escola, foi por meio das aulas e projetos musicais que conseguiu se enturmar.

“O Contato Musical foi o pontapé inicial para enfrentar o público. Mesmo sendo um público pequeno dentro do colégio, tinha certa insegurança que, aos poucos, fui perdendo e, hoje, não sei nem onde está”, divertiu-se. “Ademais, o projeto tem sido uma forma de integração social desde a minha chegada na escola. É incrível! A música faz com que as relações sejam mais próximas. Acho a forma com a qual o professor e meus colegas interagem impressionante. Além de amizade, há muita troca de conhecimento”, elogiou.

O caráter social dos projetos também é um fator altamente positivo para o aluno Pedro Henrique Sampaio, do 8º ano. Ele participa das atividades musicais do colégio desde o 6º, quando aprendeu a tocar violão. “A música é um gerador de sentimentos, na minha concepção. Além da apreciação artística, incentiva a união. Pessoas que mal se falavam, que aparentemente não tinham nada em comum, de repente se unem devido ao estilo musical e conseguem conversar, criar um vínculo. Muitas vezes, quando levo meu violão para o Contato, outros alunos se aproximam, fazem uma roda e começamos a tocar e cantar juntos. É muito bom”, afirmou.

Débora e Pedro exemplificam bem essa diversidade de estilos musicais. Enquanto o forró do grupo Falamansa ganha o coração dela, é o rock dos Beatles e do Queen que faz os olhos dele brilharem. “Porém escuto de tudo, gosto de artistas que conseguem transmitir profundidade nas letras de suas canções. Pode ser rap, rock, contanto que eu consiga me conectar com aquela letra e com a mensagem que ela transmite”, acrescentou.

SOB HOLOFOTES

As apresentações durante os intervalos das aulas os ajudam na preparação para a o evento mais esperado pelos alunos de música, a Noite de Autógrafos, que acontece no final do ano letivo. “Esses momentos dão segurança, além de ajudá-los a interagir com os demais colegas, esquecendo um pouco do celular, promovendo um momento lúdico em que as canções que eles gostam são compartilhadas”, contou Daniel Lima, professor de canto.

O momento do intervalo musical, apesar de acontecer em um curto espaço de tempo, cerca de 30 minutos, exige preparação e envolve a exposição, diante dos colegas, do resultado da participação nas aulas de canto, bem como a perda da timidez.

Pedro está ansioso pelo evento. “A Noite de Autógrafos é o mais complexo show do qual eu já participei. A produção é incrível, é emocionante estar lá. Tanto no colégio como no teatro, a rotina de ensaios é puxada, mas muito satisfatória. Tenho saudades, porque acontece só uma vez por ano e eu sempre quero que esse momento chegue logo”, contou animado.

Texto da equipe Em Contexto Comunicação publicado na Revista Contato! Edição 2019.

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